Sant'anna Saúde Feminina

diabetes na gravidez

Diabetes na gravidez

Vamos começar dizendo que a nossa pretensão com este texto é que caminhemos juntos para entender melhor como funciona a diabetes na gravidez, afinal, diabetes na gravidez é um problema sério, e gestantes que se cuidam podem eliminar chances de terem complicações no período gestacional. Consequentemente, de transmitirem para o bebê.

O que é diabetes?

É uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina (responsável por controlar a glicose – açúcar – no sangue) o suficiente, ou produz, mas não consegue utilizá-la de forma correta. A diabetes gestacional se caracteriza pela falha no pâncreas em compensar a produção de insulina, reduzida pela ação da placenta. Quando ela ocorre, o feto fica exposto a níveis altos de glicose, o que pode gerar complicações.

Quais são os riscos?

Os riscos são tanto para a mãe quanto para o bebê. As consequências do não acompanhamento dessa diabetes incluem partos traumáticos, hipoglicemia no bebê e risco de desenvolvimento de obesidade e diabetes na vida adulta dele.

E como prevenir?

Para controlar a diabetes no período gestacional, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e saudável, praticar exercícios e, para alguns casos, fazer o uso de insulinoterapia. E tudo isso com um acompanhamento médico constante, durante todo o período gestacional, pois ele vai indicar as melhores práticas, aliadas às suas limitações e necessidades.

Portanto, você, mulher que planeja engravidar, certifique-se de que sua glicose está estabilizada, e converse com seu médico especialista, ele vai te indicar o passo a passo para uma gravidez saudável e tranquila. Mas, caso a sua gravidez seja uma surpresa, não tenha medo: siga as recomendações que o seu médico indicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp