Sant'anna Saúde Feminina

acompanhamento ginecológico

A importância do acompanhamento ginecológico

Acreditar que a prevenção é a melhor aliada contra doenças é fundamental para tomarmos atitudes pertinentes à saúde. A conscientização é a melhor forma de prevenção e, a partir dela, surge a necessidade do acompanhamento ginecológico. Você, mulher, que está lendo: este texto é para você.

Por que esse acompanhamento é tão importante?

Ele é capaz de prevenir, diagnosticar e tratar diversos sintomas e patologias que acometem as mulheres e consiste em exames como o Papanicolau, para detectar possíveis alterações citológicas do colo do útero, como o câncer do colo do útero que, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, pode acometer cerca de 16.590 mulheres em 2020. Exames como ultrassonografia pélvica transvaginal e mamografia também constam desse acompanhamento.

Quais os benefícios e os cuidados para a saúde da mulher?

As mulheres que realizam seus exames com certa frequência estão munidas de vários benefícios, como:

  • Prevenção, sendo o maior de todos os benefícios;
  • Diagnóstico, afinal, existem algumas patologias que surgem de acordo com a idade, hereditariedade ou até mesmo hábitos alimentares e de consumo;
  • Conhecimento do corpo, pois a mulher passa a entender o funcionamento do próprio organismo;
  • Conscientização, pois somente o médico especialista pode passar informações precisas para você sobre o seu corpo e como cuidar melhor dele.

É claro que tomar medidas simples, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, manter uma boa higiene íntima e práticas sexuais seguras, são fatores que aumentam a qualidade de vida e diminuem (e muito) o surgimento de possíveis doenças. Sendo assim, ame, cuide e conheça o seu corpo, porque tudo que aplicamos de bom na saúde resulta em qualidade de vida, longevidade e bem-estar.

Lembrando que as informações contidas neste texto não substituem uma consulta médica, por isso, consulte seu médico regularmente, até porque, agora você já sabe o quão importante é obter esse acompanhamento, e que seja, de preferência, com um médico com quem você se sinta bem e à vontade, combinado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp